PRIMEIRA LEI DE MENDEL - 3º ANO
- As leis da hereditariedade, ou seja, como o potencial para certas características é transmitido pelos genes de pais para filhos através das gerações.
- Por que os filhos são parecidos com os pais?
- Por que gatos geram gatinhos e não cachorros, por exemplo?
- Teoria da pré-formação (1750) um pequeno indivíduo estaria presente no esperma.
- Teoria da pangênese (1868) – Darwin defendia que os gametas eram formados de partículas provenientes de todas as partes do corpo. Para alguns, não era partículas, e sim fluídos como o sangue que continha as características transmitidas. Ex. “sangue azul”, “puro sangue”, etc.
- Teoria da herança misturada – as características paternas e maternas se misturavam nos filhos.
– As leis básicas da genética começaram a ser desvendadas em meados o séc. XIX, pelo monge Gregor Mendel (1822 – 1884). Pai da Genética. – Ele publicou em 1866 um trabalho em relação à hereditariedade, que foi ignorado. Somente a partir de 1900 vários pesquisadores confirmaram seus resultados.
- Motivos do sucesso de Mendel
1º) O material escolhido: a ervilha “Pisum sativum”:
– Planta fácil de cultivar.
– Produz grande no de sementes e consequentemente grande nº de descendentes em pouco tempo.
– Flor hermafrodita e se reproduz por autofecundação (corola fechada).
– Caracteres bem definidos.
2º) O método empregado nas experimentações, associado à aplicação da estatística.
– Adotou procedimentos metodológicos científicos e criteriosos.
– Analisou um caráter por vez.
– Trabalhou com pais puros.
– Quantificou os dados.
– Cruzamentos feitos com cuidado, quando as ervilhas estavam em flor.
- A técnica de Mendel
1º) Para impedir a autofecundação Mendel abria a flor e removia os estames.
2º) A seguir ele recolhia os grãos de pólen com um pincel e o passava no estigma de outra flor.
OS PRIMEIROS CRUZAMENTOS
- Mendel supôs que, se uma planta tinha semente amarela, ela devia possuir algum “fator” responsável por essa cor.
- O mesmo ocorrendo com a planta de semente verde, que teria um “fator” para essa cor.
- Em um dos seus experimentos Mendel cruzou plantas de semente amarela com plantas de sementes verdes, ambas puras.
- Mendel fez o cruzamento usando a parte masculina da planta de semente amarela e a feminina de uma de semente verde.
- Essa 1ª geração do cruzamento é chamada atualmente, de geração parental ou P.
- Os descendentes, chamada de primeira geração ou F1 todas as ervilhas apresentavam sementes amarelas. Mendel chamou esses indivíduos de híbridos (pais diferentes).
O que aconteceu com o fator verde?
- A resposta surgiu quando Mendel realizou a autofecundação de um desses indivíduos híbridos de semente amarela.
- As plantas resultantes, da segunda geração, ou F2, surgiram cerca 75% (3/4) de sementes amarelas e 25% (1/4) de sementes verdes, ou seja, uma proporção de 3 amarelas para 1 verde.
- O aparecimento de sementes verdes permitiu a Mendel concluir que o fator para a cor verde não tinha sido destruído, apenas não se manifestava na presença do fator para cor amarela.
- Com isso passou a considerar a ervilha amarela como “dominante” e a verde como “recessiva”.
Mendel chamou de:
- Característica Dominante: aquela que se manifesta na F1.
- Característica Recessiva: aquela que permanece “escondida” na F1, só reaparece na F2 e em menor frequência.
- Para todas as características estudadas Mendel sempre obtinha a mesma proporção 3:1 entre as variedades dominante e recessiva.
CONCLUSÕES DE MENDEL:
- Cada organismo possui um par de fatores responsável pelo aparecimento de determinada característica.
- Esses fatores são recebidos dos indivíduos paterno e materno; cada um contribui com apenas um fator de cada par.
- Qdo. um organismo tem dois fatores diferentes, pode ocorrer que apenas uma das características se manifeste (a dominante) e a outra não apareça (a recessiva).
- Os fatores de um par contrastante não se misturam. Durante a formação dos gametas, os fatores aparecem em dose simples, ou seja, cada gameta possui apenas um fator.
Interpretação atual da 1ª Lei Com base nos conhecimentos atuais sobre a meiose, cromossomos e genes, podemos interpretar as conclusões de Mendel e explicar como suas leis são válidas, embora não se apliquema todos os tipos de herança, elas explicam a transmissão de muitas características em animais e vegetais.
Revisando alguns conceitos…
- Células Diplóides (2n): as que possuem os cromossomos aos pares (cés. somáticas = cés. que formam o corpo).
- Células Haplóides (n): as que possuem apenas um cromossomo de cada par (gametas).
- Os cromossomos do mesmo par possuem o mesmo tamanho e a mesma forma e são chamados decromossomos homólogos.
- Cromossomos homólogos: são os dois cromossomos que formam um par e possuem a mesma sequência de genes, relacionadas as mesmas características genéticas.
- Um homólogo tem origem paterna e outro materna.
- Lócus gênico: é o lugar em um cromossomo onde um gene está situado.
- Genes alelos: são os genes que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos. Embora controlem a mesma característica, os alelos podem ter efeitos diferentes (Ex. cor da semente da ervilha).
- Por convenção usamos a letra inicial do caráter recessivo para denominar os alelos. Ex.: semente Amarela e semente Verde (usamos a letra V). Letra maiúscula = alelo dominante (V) Letra minúscula = alelo recessivo (v)
- Homozigoto – indivíduo puro (alelos iguais): Ex.: Amarela (VV), Verde (vv), Lisa (RR), Rugosa (rr)
- Heterozigoto – indivíduo híbrido (alelos diferentes). Ex.: Amarela (Vv) Lisa (Rr)
- Nº de cromossomos: Em cada espécie de ser vivo o nº de cromossomos por célula somática é constante. Ex. Humano=46 – Cavalo=64 - Trigo=42
- Genótipo: É o conjunto de genes que um indivíduo possui (ou cada par de alelos) que influencia, em interação com o ambiente, as características de um indivíduo. Ex.: Aa – RR.
- Fenótipo: É o conjunto das características morfológicas ou funcionais do indivíduo determinadas pelo genótipo + ambiente. Ex. cor da ervilha.
- Alelo Dominante: É aquele que determina o mesmo fenótipo, tanto em homozigose como em heterozigose. Ex. VV e Vv (amarelo)
- Alelo Recessivo: É aquele que só se expressa quando em homozigose. Ex.: vv (verde).
- Alelo Dominante: Nem sempre é o de “maior ocorrência” nas populações. Ex. Tipo sanguíneo O é o mais frequente e é recessivo (ii).
- Alelo Dominante: não significa “melhor” do que o recessivo. Muitos genes dominantes causam doenças.
- Se ela apresentar dois alelos V no par de homólogos, seu genótipo será VV e o fenótipo será ervilha amarela.
- Se apresentar 2 alelos v, terá o genótipo vv e o fenótipo será ervilha verde.
- Se apresentar o alelo V num cromossomo e v no outro terá o genótipo Vv e o fenótipo será ervilha amarela.
- O indivíduo com fenótipo dominante para determinada característica pode ser homozigoto ou heterozigoto;
- Se tiver fenótipo recessivo, será obrigatoriamente homozigoto (o alelo recessivo só se manifesta em dose dupla).
- A maioria dos organismos possui pares de cromossomos em suas células, mas os gametas são haplóides (n), isto é, possui um cromossomo de cada par de homólogos.
- Essa redução ocorre na meiose.
- No início da meiose os cromossomos estão duplicados; formado por duas cromátides.
- A seguir os cromossomos homólogos se emparelham. - Na prófase I pode ocorrer a permutação (crossing over) a troca de partes entre cromossomos homólogos. Isso é um importante fator de variabilidade, pois gera cromossomos com sequências diferentes da sequência dos cromossomos originais.
- No final da meiose I os cromossomos duplicados separam-se e vão um para cada nova célula.
- Na 2ª divisão da meiose, as cromátides separam-se e cada uma vai para um dos pólos da célula. Formam-se assim 4 células, cada uma com um cromossomo simples.
- FECUNDAÇÃO: restauração dos pares de cromossomos homólogos
- A união dos gametas masculino e feminino produz um ovo ou zigoto, restaurando o no diplóide de cromossomos.
- Gametas animais: espermatozóide e óvulo
- Gametas de plantas: anterozóides ou núcleo espermático e oosfera).
INTERPRETANDO OS RESULTADOS DE MENDEL
- As fecundações ocorrem ao acaso.
- No caso das ervilhas tanto o gameta com o alelo para a cor amarelo quanto o gameta com o alelo para a cor verde têm a mesma chance de formar o zigoto.
- Nesses casos usamos a probabilidade: Ex. ao jogarmos uma moeda p/ cima temos 50% de chance de sair cara e 50% de sair coroa.
- Quanto maior o no de lançamentos, mais os resultados obtidos se aproximarão desses valores.
- Quanto maior o no de filhos, mais próximos devemos ficar da proporção esperada de 3:1 (fenotípica) ou de 1:2:1 (genotípica).
- Mendel teve essa preocupação e, por isso, analisava sempre um grande no de indivíduos.
1) Mendel escolheu a ervilha para seus experimentos. Que características esta planta possui que foram importantes para o sucesso de Mendel?(3)
2) Enuncie a 1ª Lei de Mendel. (3)
3) DEFINA:
a) Células diplóides (2n):
b) Céulas haplóides (n):
c) Cromossomos homólogos:
d) Lócus gênico:
e) Genes alelos:
f) Homozigoto:
g) Heterozigoto
h) Genótipo:
i) Fenótipo:
j) Alelo dominante:
k) Alelo recessivo:
l) Meiose:
m) Fecundação:
Resolução de problemas de monoibridismo
- Vamos resolver problemas que envolvem apenas casos de herança autossômica, isto é, influenciada por genes que estão nos cromossomos autossômicos e não nos sexuais.
- Na herança autossômica a característica aparece igualmente em homens e mulheres.
Cruzamentos - A partir dos cruzamentos podemos prever a transmissão dos genes em uma família. QUADRADO DE PUNNETT
- Outra forma de se determinar as fecundações possíveis consiste em usar o quadrado de Punnett.
- Nesse esquema, os gametas de um dos sexos ficam organizados em colunas e os do outro sexo em linhas.
- Cada quadrado indica o resultado de uma fecundação possível.
- Qual será o resultado do cruzamento de uma planta que produz sementes amarelas heterozigota (Vv) com outra que produz sementes verdes (vv)?
PROBLEMAS DE MONOIBRIDISMO Como fazer um cruzamento?
- Leia com cuidado o enunciado e faça uma legenda respondendo as perguntas:
- Qual é a característica em questão?
- Qual característica é condicionada pelo gene dominante e qual é pelo recessivo?
- Descubra qual é o genótipo dos pais.
- Descubra quais tipos de gametas os pais podem produzir e coloque-os no quadro de Punnett.
- Faça o cruzamento.
- Responda a questão (a legenda te ajuda nesse passo).
PROBLEMAS – 1ª Lei de Mendel
1) Qual o resultado esperado do cruzamento de porquinhos-da-índia de pelo preto, característica dominante, com porquinhos-da-índia de pelo marrom, características recessiva, ambos homozigotos.
2) Qual o resultado esperado do cruzamento de um casal de porquinhos-da-índia de pelo preto (característica dominante), ambos heterozigotos.
3) Em cobaias, pelos curtos dominam pelos longos. Qual o resultado do cruzamento entre um macho de pelo curto e heterozigoto e uma fêmea de pelo longo?
4) Qual o resultado do cruzamento entre duas cobaias heterozigotas para o tipo de pelo (curto domina longo).
5) Qual a probabilidade de um casal de heterozigotos para o albinismo (Aa) virem a ter:
a) Uma criança recessiva: ______
b) Uma criança dominante: _____
c) Uma criança heterozigota? ___
d) Uma criança homozigota dominante?______
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CRUZAMENTO-TESTE e RETROCRUZAMENTO
Semente amarela… homozigota ou heterozigota? Como descobrir se é VV ou Vv?
Para descobrir se um indivíduo portador de um caráter dominante é homozigoto ou heterozigoto, basta cruzá-lo com um indivíduo recessivo para a mesma característica, ou seja, basta realizar um cruzamento-teste.
- Se surgir algum descendente com o caráter recessivo, o indivíduo analisado é heterozigoto;
- Se obtivermos grande nº de descendentes e todos com característica dominante, provável-mente ele éhomozigoto.
Retrocruzamento: é o cruzamento de indivíduos de F1 com indivíduos da geraçãoP ou com genótipo idêntico ao de um dos progenitores.
Exercício:
1) Nos porquinhos-da-índia, a pelagem negra é dominante sobre a branca. Um criador tem um lote de porquinhos negros, com o mesmo genótipo. O que deve fazer para descobrir se eles são homozigotos ou heterozigotos?
2. DOMINÂNCIA INCOMPLETA E CODOMINÂNCIA
1) DOMINÂNCIA INCOMPLETA
Nesse caso NÃO há dominância e recessividade entre os alelos.
O heterozigoto apresenta fenótipo intermediário em termos quantitativo em relação ao dos homozigotos. Ex.:Mirabilis jalapa
- Na planta maravilha (Mirabilis jalapa), o resultado do cruzamento de plantas com flores vermelhas e plantas com flores brancas é uma planta com flor rosa.
- Isso ocorre porque o alelo p/ cor vermelha leva a planta a produzir apenas metade do pigmento vermelhoque ela produziria se esse alelo estivesse em dose dupla.
- Como o alelo p/ cor branca não produz pigmento, a planta será rosa.
- Os alelos são representados por letras com índices em vez de letras maiúsculas e minúsculas.
- Flor vermelha CVCV ou VV
- Flor branca: CBCB ou BB
- Flor rosa: CVCB ou VB
- Isso ocorre porque cada alelo influencia a produção de proteínas diferentes. Ex.: No sistema ABO, o alelo IA leva à produção de antígeno A e o alelo IB leva à produção B.
- O indivíduo heterozigoto IAIB possui ambos os antígenos nas hemácias.
EXERCÍCIOS:
1) Em cavalos o gene CC determina pelo castanho e o gene CB determina pelo branco. O tipo “PALOMINO” aparece nos indivíduos são heterozigotos. Qual o resultado esperado do cruzamento entre animais palomino e branco?
2) Na planta boca-de-leão não há dominância na cor das flores, vermelha e branca, sendo o híbrido de cor rosa. Quais as proporções genotípica e fenotípica do cruzamento de flores rosas (CVCB) entre si.
3) Nas galinhas não há dominância na coloração da plumagem preta (CPCP) e branca (CBCB). Os híbridos são carijós (CPCB). Cruzando-se um galo carijó com uma galinha brancaqual a proporção fenotípica e genotípica dos descendentes?
GENES LETAIS Letais são genes que quando em HOMOZIGOSE determinam a morte do indivíduono estado embrionário ou após o nascimento. Nos camundongos a pelagem amarela é determinada por um alelo dominante e a pelagem marrom-acinzentada, por um alelo recessivo. Mas o cruzamento de 2 camundongos amarelos heterozigotos resulta em uma descendência de 2 amarelos p/ 1 marrom, e não a proporção esperada de 3:1. Descobriu-se que os embriões amarelos homozigotos (AA) formam-se, mas não se desenvolvem, pois o alelo responsável pela pelo amarelo, em dose dupla é letal.
Alelos letais em humanos
Acondroplasia: tipo de nanismo causado por um alelo dominante.
– Homozigotos AA apresentam a anomalia e morrem antes de nascer.
– Os Aa apresentam a anomalia, mas sobrevivem.
– Os aa são normais.
Doença de Tay-Sachs: é causada por um alelo ressivo. Os indivíduos afetados apresentam degeneração progressiva do sistema nervoso e morrem por volta do 2º ano de vida.
– Afetados são ss
– Normais SS e Ss.
Braquidactilia: possuem os dedos das mãos muito curtos. Os normais são nn e os afetados são NN e Nn. Os NN, morrem ao nascer.
EXERCÍCIOS:
1) Qual será o resultado do cruzamento de 2 coelhos heterozigotos, considerando que o gene P é dominante para a cor branca da pelagem, e letal quando homozigoto, e que o alelo p determina pelagem de cor preta e não letal?
2) Talassemia é um tipo de anemia humana condicionada por um gene letal dominante T. Qual o resultado esperado do cruzamento de um indivíduo heterozigoto com outro normal?
3) A braquidactilia é uma anomalia hereditária condicionada por um gene dominante (B) e letal em homozigose (BB). A partir de um casal de heterozigotos, qual a probabilidade de terem um descendente com essa anomalia?
3. MONOIBRISDISMO NO SER HUMANO
A transmissão de algumas características humanas obedece à 1ª lei de Mendel, ou seja, elas são condicionadas por um par de alelo (monoibridismo ou herança monogênica). Essas características são autossômicas, isto é, devem-se aos genes presentes nos autossomos.
1) Herança Autossômica: gene responsável está presente em um dos 22 pares de cromossomos autossômicos, ou seja, não sexuais. Pode ser dominante ou recessiva. Ex.: Albinismo.
2) Herança Ligada ao Sexo: gene responsável pela característica está presente no par de cromossomos sexuais (X ou Y). Ex. Hemofilia.
Alguns exemplos de herança autossômica na espécie humana
1) Forma do lobo da orelha: Lobo solto característica dominante.
2) Covinha no queixo: dominante.
3) Capacidade de enrolar a língua em U: característica dominante.
4) Bico-de-viúva, sardas e mecha branca no cabelo: São condicionadas por alelos dominantes.
5) Cruzar dos polegares ou braços: as pessoas que deixam automati-camente que o polegar esquerdo sobreponha o direito possui o genótipo dominante.
Várias doenças genéticas também são casos de herança monogênica.
Elas surgem de genes que sofreram mutações e são transmitidas aos descendentes.
6) Polidactilia: é uma anomalia hereditária que se caracteriza pela presença de maior número de dedos que o normal, sendo condicionada por um gene dominante.
7) Albinismo: falta de melanina – característica recessiva.
—————————————————————————————————————————————————————–ATIVIDADE PRÁTICA O SABOR AMARGO NA VIDA OBS.: Entregar a cada aluno(a) uma folha com a prática, realizá-la e depois solicitar que entreguem o relatório.
Exercícios:
1) Um casal com pigmentação de pele normal, teve um filho albino. Qual a probabilidade desta criança ter umirmão albino(independente do sexo)?
2) Nos seres humanos a inserção dos cabelos em forma de V (bico de viúva) é um caráter hereditário dominante. Sabendo que pais com linha frontal reta só têm filhos com este tipo de inserção dos cabelos, determine:
a) o(s) genótipo(s) p/ bico de viúva.
b) o genótipo p/ linha frontal reta.
c) as proporções genotípicas e fenotípicas para os descendentes de dois heterozigotos.
3) Nos coelhos, a cor preta dos pêlos é dominante em relação à cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre sie nasceram 360 filhotes. Destes, o nº. de heterozigotos provavelmente é:
4) DEFINA:
a) Cruzamento- teste:
b) Dominância completa:
c) Dominância incompleta:
d) Codominância:
e) Alelos letais:
f) Monoibridismo:
g) Herança autossômica:
Genealogias, Heredogramas ou Árvores Genealógicas de uma família. Os símbolos indicam: o grau de parentesco, a geração, a ordem de nascimento, a presença de um caráter afetado por determinada anomalia, etc.
Símbolos usados em genealogias
A montagem de um heredograma obedece a algumas regras:
- Em cada casal, o homem deve ser colocado à esquerda, e a mulher à direita, sempre que possível.
- Os filhos devem ser colocados em ordem de nascimento, da esquerda para a direita.
- Uma das formas de representação é indicar todos os indivíduos de um heredograma por algarismos arábicos, começando-se pelo primeiro da esquerda, da primeira geração.
- Outra possibilidade é se indicar cada geração que se sucede por algarismos romanos (I, II, III, etc.). Dentro de cada geração, os indivíduos são indicados por algarismos arábicos, da esquerda para a direita.

- A análise de uma genealogia permite: – determinar o padrão de herança de uma certa característica se é autossômica ou ligada ao sexo e se édominante ou recessiva e – descobrir o genótipo das pessoas envolvidas.
a) Herança autossômica dominante:
- O fenótipo aparece em todas as gerações.
- A pessoa afetada geralmente tem um dos pais afetados.
b) Herança autossômica recessiva:
- São necessários 2 genes recessivos, um do pai e um da mãe para que a pessoa tenha a característica.
- O fenótipo pode ficar por várias gerações sem aparecer.
- O fenótipo que aparece no filho e não se manifesta nos pais é um fenótipo recessivo.
OBS: Os afetados, em geral, possuem pais normais.
Como descobrir o genótipo dos envolvidos num heredograma.
1. A 1ª informação a se obter é se o caráter é condicionado por um gene dominante ou recessivo.
Para isso, devemos procurar casais que são fenotipicamente iguais e tiveram filhos diferentes deles, pois indicam que o caráter presente no filho é recessivo!
2. A seguir localizar os homozigotos recessivos (anotar o genótipo).
3. Depois disso, podemos começar a descobrir os outros genótipos. Para isso devemos observar que:
a) Em um par de genes alelos, um veio do pai e o outro veio da mãe. Se um indivíduo é homozigoto recessivo,ele deve ter recebido um gene recessivo de cada ancestral.
b) Se um indivíduo é homozigoto recessivo, ele envia o gene recessivo para todos os seus filhos. Dessa forma, como em um “quebra-cabeças”, os outros genótipos vão sendo descobertos.
OBS.: Quando um dos membros manifesta um fenótipo dominante, e não conseguimos determinar se ele é homozigoto ou heterozigoto, indicamos o seu genótipo com um traço: Ex.: A_, B_ ou C_.
TRABALHO
1) Construir numa folha de sulfite a genealogia de sua família iniciando pelos avós paternos e maternos.
2) Numerar todos os indivíduos da genealogia.
3) Anotar abaixo da genealogia os fenótipos da família para duas das características estudadas.
4) Capa.
PROBLEMAS COM HEREDOGRAMAS
1) Analisando o heredograma responda:
a)O caráter efetado é dominante ou recessivo? Por quê?
b)Quem são os indivíduos afetados?
c)Qual é o genótipo de todos os envolvidos?
2) Um casal de pele pigmentada tem um filho albino. Qual o caráter dominante e qual o genótipo dos pais?
3) A presença de sardas é determinada por um alelo dominante (A) e sua ausência, por um alelo recessivo (a). No heredograma abaixo os indivíduos assinalados possuem sardas. Quais são os indivíduos heterozigotos?
4) Observe as genealogias abaixo e determine em cada caso se o caráter em questão deve-se a um alelo dominante ou um alelo recessivo. Justifique.
a) b)
5) Na genealogia citar os indivíduos homozigotos e os heterozigotos.
6) Um casal sem sardas teve três filhos, dois meninos com sardas e uma menina sem sardas. Desenhe a genealogia dessa família indicando seus genótipos relativos a essa característica.
7) Observe a genealogia abaixo e anote os genótipos de todos os indivíduos.
8) Os heredogramas A e B a seguir representam 2 famílias diferentes. Identifique o tipo de herança de cada uma delas (dominante e recessiva).
5. GENE E AMBIENTE: norma de reação
- No desenv/o de um indivíduo o genótipo recebido dos pais não é o único fator em jogo. O meio ambiente (ambiente celular e do organismo, fatores físicos, fatores sociais e culturais) exerce influência na formação das características de um indivíduo (fenótipo).
- Às vezes essa influência é pequena ou mesmo nula. Ex. grupo sanguíneo.
- Entretanto, na maioria das vezes, o ambiente pode influir bastante no fenótipo.
- NORMA DE REAÇÃO: é o conj. de fenótipos possíveis produzido pelo mesmo genótipo em condições ambientais diferentes. Ex. Pessoa de pele branca se expõe muito ao sol, a pele escurece devido o aumento na produção de melanina, mas não ultrapassa o limite máximo e mínino previsto em seu padrão genético.
Outros exemplos da influência do meio
- Uma pessoa vai para locais altos, aumenta o no de hemácias no sangue para compensar a menor oxigenação de cada hemácia. Mas esse aumento tb é limitado pelo genótipo.
- O coelho himalaia e gato siamês são animais claros, com as extremidades pretas.
CARACTERES HEREDITÁRIOS E CONGÊNITOS
- Caracteres Hereditários: são as características transmitidas de pais para filhos como a cor dos olhos, o tipo de nariz e outras. São caracteres que resultam, principalmente, da influência dos genes.
- Algumas doenças, como o câncer, surgem por causa de alterações genéticas (genes). Em alguns casos, essas alterações são herdadas, em outros aparecem ao longo da vida (mutação). Portanto, nem toda doença genética é hereditária.
- Caracteres Congênitos: são os que estão presente por ocasião do nascimento – independentemente de sua causa ser genética ou ambiental. Exemplo:
→ Uma mulher adquire rubéola durante a gravidez, o vírus pode atingir o embrião e provocar surdez na cça. (congênita).
→ Mas a surdez tb pode ser causada por alterações em um gene que é transmitido dos pais p/ os filhos. (surdez hereditária).
Show de bola!!! Toda a Matéria que o Sr. nos deu está aqui. Vou passar a estudar por aqui.
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