
Um estudo publicado na revista científica Plos One, liderado por Anna Nekaris, professora de antropologia e conservação de primatas na Universidade de Oxford Brookes e especialista em lóris, associa a proliferação de vídeos na internet com o aumento da exposição dos pequenos primatas ao tráfico de animais. Segundo o artigo, a natureza viral dos vídeos, que retratam os lóris como animais de estimação, pode reforçar a vontade das pessoas de adquirir um espécime (o que é ilegal).
Todas as espécies de lóris estão ameaçadas de extinção. O desmatamento e a medicina tradicional, que utiliza os animais para o tratamento de doenças nos países onde são encontrados, são grandes problemas. O tráfico de animais também faz a população dos primatas diminuir. Eles são retirados das florestas para serem vendidos como animais de estimação ou são levados para cidades asiáticas, onde turistas podem tirar fotos com eles.
Outra ameaça vem das mídias sociais, o foco do artigo de Nekaris. Tudo começou em 2009 quando um filme de um lóris em um flat na Rússia foi postado no YouTube. O animal aparece com as mãos levantadas e parece gostar de ser acariciado. O vídeo se tornou um viral e foi visto por mais de 10 milhões de pessoas no mundo. A partir de então, outros vídeos similares apareceram na internet e segundo Nekaris, durante uma palestra no TEDx Nashivile em abril de 2013 (veja toda a palestra no final do post), o lóris se tornou o animal mais procurado na Wikipedia, porque muita gente queria comprá-lo.
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic acesso em 30.03.2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário